quarta-feira, 24 de outubro de 2012

No rastro da geração "Y" - Zygmunt Bauman

        Tivemos como proposta de trabalho, o seminário intitulado "Diálogos com Bauman: pensando a construção das adolescências na contemporaneidade", que tinha como objetivo, possibilitar reflexões sobra a construção das adolescências em correlação com as mídias e os processos de comunicação e interação que engendram novas formas de sociabilidade e aprendizagem entre jovens. Como instrumento de reflexões foram utilizados textos da obra de Zygmunt Bauman, "44 cartas do mundo liquido moderno", o texto que utilizaremos para reflexão neste momento é o intitulado "No rastro da geração Y". O texto descreve as três gerações: Baby boomers, geração X e a geração Y.
        Traçando um paralelo entre as duas gerações a"X" e a "Y" com relação ao trabalho, que o texto destaca, observamos lados opostos, enquanto que na geração "X" o trabalho serve como fonte de satisfação pessoal e profissional além da sobrevivência econômica, a geração "Y" busca prazer e satisfação  ligado a um excelente salário, mas isto não necessariamente está vinculado a um emprego, e sim a sua capacidade de realização, sem perder qualidade de vida, lazer, se beneficiando de período economicamente favorecido.
          Nós autoras deste blog, docentes em formação, vindas da geração "X", temos que pensar em como trabalhar com esta geração em sala de aula, pois se trata de uma geração que nasceu em um mundo cercado pela tecnologia que se tornou imprescindível, bem como pela praticidade, pela facilidade, pelo acesso rápido e fácil a informação.
         Devemos pensar em métodos de ensino adequados a estes alunos, sujeitos treinados para serem multi-tarefas, ou seja, conseguem estar em um local cercado de informações e mesmo assim se adaptar. E como fazer a sala de aula ser interessante? Acreditamos que essa pergunta não tenha uma resposta objetiva, mas ao problematizarmos a respeito deste tema já nos aponta um possível caminho.


Vídeo da "Série Gerações do Jornal da Globo" , apresentado no seminário realizado em sala de aula, para disciplina de mídias, com intuito de refletirmos sobre o texto - No rastro da geração "Y".


Nenhum comentário:

Postar um comentário