quarta-feira, 24 de outubro de 2012

“Mídias e Educação: aprendizagens construídas”.

         Enquanto dupla confessamos que chegamos com poucas expectativas perante a disciplina mas ao decorrer de nossos encontros fomos abrindo nosso leque de possibilidades de repensar as questões acerca das mídias na educação.
         Discutindo sobre as relações da infância com o consumo fomos modificando nosso modo de pensar, pois no primeiro momento acreditávamos que seria possível corrigir e separar a relação de crianças e de consumidoras, mas o nosso papel enquanto educadoras é o de problematizar e não de tentar modificar essa sociedade que indiscutivelmente se construiu assim.
         Chegando a adolescência tivemos discussões bastante interessantes em nossos encontros, e nos fez refletir que apesar das diversas mensagens "negativas" que a mídia de certa forma fornece como ditar padrões de se portar, de se vestir "mostrar" que somente o magro é aceitável e etc., ao mesmo tempo, pode ser um atrativo eficaz na hora de elaborarmos nossa propostas pedagógicas para que a sala de aula não se torne desinteressante e monótona.
         Portanto, após todas nossas discussões na turma, nós enquanto dupla, como futuras educadoras, vemos a partir de agora as mídias como aliadas em sala de aula e em todo o processo educacional.                  Rompemos com nossa primeira impressão perante as mídias que a principio nos pareciam somente negativas, mas agora já conseguimos enxergar os dois lados, pois esses artefatos culturais podem ser sim negativos, mas também podem ser de grande utilidade e apoio em sala de aula, só depende do olhar que damos para elas, assim como a intencionalidade das propostas pedagógicas que pretendemos aplicar.
       

2 comentários:

  1. Queridas Daiane e Lu...
    O blog construído por vocês, além de muito criativo, já que apresenta diversos links, materiais complementares aos registros escritos e uma identidade visual contextualizada com a proposta da disciplina de Mídias e Educação, apresenta argumentos consistentes,fundamentados nos estudos que realizamos ao longo deste semestre. Ao ler a postagem sobre a trajetória de aprendizagem trilhada por vocês percebi que as expectativas em relação à disciplina foram superadas e os conhecimentos adquiridos cobtribuíram para desencadear reflexões profícuas sobre as propostas pedagógicas e a docência na contemporaneidade. Foi uma enorme satisfação conviver e aprender com vocês! Um abraço afetuoso. Profa. Joice

    ResponderExcluir
  2. Olá menin@s! Parabéns pelo blog! Adoramos conviver com vocês e compartilhar reflexões tão importantes para a nossa formação! Sentimos saudades das tuas contribuições sempre tão pertinentes, Lu. Esperamos que retornes no ano que vem!Beeijo enorme das monitor@s Ju e Aline.

    ResponderExcluir