domingo, 29 de abril de 2012

Reflexão sobre as produções midiáticas...


Percebemos que as mídias, mas diríamos a TV mais especificamente, como uma produção cultural que penetrou profundamente na vida das pessoas, a tal ponto de as informações passadas por esses veículos se tornarem de certa forma verdades absolutas, sentimentos verdadeiros, realidades concretas, etc. Portanto é inegável afirmar que a TV opera sobre os seres humanos, produzindo formas de pensar, de ser, de se tornar criança, adulto e idoso, nenhum público fica fora deste “círculo” que dialoga e interpela ao mesmo tempo. Não há nada que fique fora da TV, ela fala sobre política, entretenimento, esportes, cultura, religião, a partir daí constatamos o quanto ela pode nos mostrar as formas como devemos perceber determinado assunto e como devemos nos portar em determinada situação.
 Os programas de culinárias mostram como as donas de casa devem ser, os programas de esportes mostram como os torcedores devem ser, os programas de saúde mostram como as pessoas devem adoecer e não seriam diferentes com programas infantis, eles mostram como as crianças devem ser e como devem interagir entre elas, o que vestir e o que devem consumir.Não pretendemos analisar isso como bom ou ruim, simplesmente a TV opera assim e o nosso foco é de usufruir deste artefato cultural em nosso ambiente escolar, pois se as informações passadas pela TV estão presentes na vida das crianças, ela também deve estar presente na vida escolar. Mas fazer um trabalho competente a partir disso é indispensável, não basta somente se utilizar dela, mas sim se apropriar de uma forma mais profunda. Queremos dizer que precisamos problematizar a respeito da realidade da criança, mais precisamente unir o que a criança vê na TV com o currículo.

Um comentário:

  1. Meninas, parabéns pelas reflexões apresentadas no blog! A partir das problematizações focalizadas por vocês fiquei pensando também nas possibilidades de resistência que os sujeitos constroem em relação ao que lhes é proposto pela linguagem televisiva. Conforme já discutimos nos encontros da disciplina de mídias e educação, o processo de atribuição de sentidos, negociado pelos sujeitos em suas interações com as mídias, articula-se as suas experiências socioculturais e, por isso, está aberto a múltiplas possibilidades de significação. As vivências escolares integram tais experiências, daí a importância da abordagem dos artefatos midiáticos na escola! Um abraço! Profa. Joice

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